Apache 2 – Public HTML

Apache com o modulo UserDir ( Debian/Ubuntu Systems ).

Pessoal;

Vc tem em sua empresa quantos funcionarios? 200? 600? 40? 20? Ja pensou em permitir que cada um possa compartilhar seus arquivos via HTTP ou hospedar sites internos como numa intranet? Apesar de que se o IP de WAN for solicitado e se a porta 80 (padrão),estiver escutando, vc tambem poderá compartilhar com todos do mundo. Gostaria de mostrar pelo modo Debian Systems (Lembrando que o Ubuntu é um Debian Systems Based).

a) Vamos instalar o Apache 2 ja com os modulos do PHP versão 5 ativos.

#apt-get install apache2 libapache2-mod-php5 -y

b) Foi criado em /var o diretorio www/ onde tudo está a page test do apache2. Acesse http://localhost e verifique se esta tudo ok. ” Its a Works ?”
Caso a instalação tenha se concluído com sucesso então vamos proceder com o resto da configuração. Precisamos configurar o apache2 ok?

#vi /etc/apache2/apache2.conf

NOTA: Em sistemas baseados em Debian o arquivo de configuração do Apache 2 fica em /etc/apache2/apache2.conf ao contrario de sistemas baseados em Red Hat que o arquivo de configuração fica em /etc/httpd/conf/httpd.conf.

Inclua o atributo ServerName “localhost” para que o seu apache venha a responder pelo nome local (:wq :x).

Vamos testar o arquivo?

#apache2ctl configtest

c) Ative o modulo UserDir no apache 2 com o comando a2enmod que gerencia modulos do apache, permitindo que vc ative ou desative sem que vc precise editar os arquivos de configuração, ele depende que vc (é lógico), reincie o daemon.

#a2enmod userdir

#apache2ctl restart (/etc/init.d/apache2 restart)

d) Apartir de agora todos os usuarios que criarem no seu diretorio $HOME o diretorio public_html/, tudo em seu interior será visualizado pelo protocolo HTTP da seguinte forma:

http://localhost/~user    (ex: http://200.20.2.2/~user2)

É importante também comentar que no arquivo  /etc/apache2/mods-available/userdir.conf, eu posso alterar o nome do diretorio public_html que é o padrão do modulo mod_userdir.c. Geralmente deixa-se o padrão,eu prefiro utilizar com o nome de site ou www, para facilitar o usuario.Segue um exemplo abaixo:

<IfModule mod_userdir.c>
UserDir public_html
UserDir disabled root

Vale a pena lembrar de liberar o servidor WEB somente para a rede interna e fechar para o mundo.

#iptables -A INPUT -p tcp –dport 80 -i $EXTERNA -j DROP

#iptables -A INPUT -p tcp –dport 80 -i $INTERNA -j ACCEPT

Abraços;

logo_linux

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Powered by Moblie Video for WordPress + Daniel Watrous