3G no Linux

3G No Debian Linux

Fala ae galera ! Atendendo pedidos e muitos pedidos de alunos venho mostrar como configurar um modem de tecnlogia 3G no sistema do poder. Lembrando que a ” internet ” 3G é a evolução dos serviços GPRS e EDGE muito utilizados no GSM de varias operadoras como oi,claro,voda,tim,vivo e outros. Utiliza o famoso protocolo HSDPA que é protocolo de comunicação nativo das tenologias 3G no mundo. A Nextel no Brasil ainda nao trabalha pois o tipo de serviço é diferente e ainda se limita ao WAP.

Eu vou utilizar o meu modem 3G que comprei e ja desassinei (hehe), da OI Velox 3G pois o serviço não pegava direito aqui no bairro do Flamengo me fazendo ter uma grande revolta dessas operadoras de 3G no pais. Nos EUA o 3G atende muito bem e ja estão falando do sistema de 4G que será oferecido pelo Wimax  Mobile e LTE tao conhecido como 4G. O Meu modem é o BandLuxe (um preto e feito).

Em primeiro lugar vc precisa entender que quando vc coloca o dispositivo no Linux ele é entendido como um CD montado (nem sempre),com o sistema de arquivos iso9660 para que la no sistema do mal o Ruwindows detecte automaticamente como CD e então começe a instalação do driver do produto e do software (que feio, o kernel linuxja vem com suporte a tudo isso nativo e vc pdoe utilizar qualquer discador OU script nativos do sistema para discar ).   ;)

Ao conectar seu dispositivo em sua maquina basta vc desmontar o ponto de montagem do CD, pois como eu falei ele é entendido dessa maneira. Caso ele nao seja detectado como CDROM entao vamos proceder com a instalação do discador wvdial (meu preferido. NADA DE GRAFICO!)

#apt-get install wvdial
#yum install wvdial
#pacman -S wvdial

Assim que for instalado com sucesso o pacote wvdial vc precisa rodar o utilitario wvdialconf para o sistema autodetectar o seu modem 3G e então fornecer as STRINGs INIT 1 e 2 de acesso ATZ de um modem padrão PSTN, ISDN, mobile. Nao se esqueça de antes utilizar o lsusb para verificar a disponibilidade de seu dispositivo USB.

#wvdialconf
Assim que vc executar ele vai autodetectar e escrever o arquivo /etc/wvdial.conf.

#vi /etc/wvdial.conf
Vamos editar o arquivo construido para adcionar OU descomentar os campos  referente ao Telefone (Phone), Usuario (Username),Senha(Password). Bom se vc esta usando a porcar.. ops.. quer dizer, a Oi Velox3G, o usuario e senha é apenas “oi”. Agora para qualquer operadora o telefone de um mobile HSDPA e de qualquer 3G é:  *99#

e entao para discar somente forneça no shell:

#wvdial&
NOTA: o wvdial vai ser jogado em background. OU entao interrompa o processo com CRTL + Z e bg nele!

Agora muitos estao enfrentando problemas com a tecnologia 3G pois o kernel não anda reconhecendo alguns modens. Para resolver esse problema vc tem 2 opcoes. A primeira sem duvidas é atualizar o seu kernel compilando um novo e ativando suporte ao HSDPA em protocolos de rede “Network Support Menu“, ou atualizando por um kernel modular Ubuntu Kernel PPA em kernel.ubuntu.com OU simplismente levantando 2 modulos USB importantítissmos para tal. Os modulos option e usbserial(em alguns casos) precisam ser levantados. No meu caso so funciona quando faço com que meu option module seja automaticamente levantado. Vc pode colocar em /etc/modules OU no seu script de inicalização /etc/rc.local.

#modprobe option
e então repetir o procedimento….

Vale a pena ;)

é o poder e abraços a todos;

Aprígio Simões

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Powered by Moblie Video for WordPress + Daniel Watrous