Ubuntu, atualizando Kernel com 2 cliques ;)

Ubuntu – como atualizar o kernel com 2 cliques

O kernel Linux é dividido em 2 tipos ou formas para trabalhar, o kernel modular, que é gerenciado por uma imagem compilada e que é carregada e montada como se fosse um sistema de arquivo em ram e um monolítico, que é personalizado pelo administrador Linux atraves de uma personalização do kernel com varios módulos sendo trabalhados como built-in, ou seja, todos os módulos despojados diretamente em uma única imagem do kernel, como suporte nativo para o seu hardwre. Como o Ubuntu, trabalha com o kernel modular, ou seja, GENÉRICO, onde a imagem é carregada no boot junto com o kernel e sempre que algo novo é detectado pelo agente do kernel, tal módulo é carregado automaticamente, como voce sempre fez com o comando modprobe (Linux), como o modload do solaris. Então, como o ubuntu ja possui uma equipe trabalhando todos os dias em uma customização de um kernel para vc, então, como posso atualizar o kernel  Linux do Ubuntu atraves do  ppa? que é Lembre-se, que esse PPA sempre esta em atualização e é essencial para a equipe e comunidade de testes do Ubuntu Testing.

É so entrar no site http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/ e escolher a versão do kernel que vc quer atualizar, eles sempre mantem o kernel atualizando com o site oficial do linux em www.kernel.org.

O detalhe é que vc pode escolher entre um kernel para 32 bits (i386/i686) OU 64 bits (x86_64 ou amd64).

Para atualizar é so baixar 3 arquivos, um correspondente ao headers, outro ao image e outro ao kernel GENERIC cujo é o que o Ubuntu DEsktop trabalha, onde o mesmo foi pre-compilado para a instalação nos padrões (isso não é uma recompilação do kernel).

Exemplo: Vamos supor que vc use 64 bits e vd quer atualizar para a versao 2.6.30.4 (que era a versão atual quando escrevi essa matéria, favor verificar a versão atual no site kernel.org e no kernel ppa). Entao entre no seu correspondente diretorio e pegue as imagens e debs com os seguintes nomes:

linux-headers-2.6.30-02063004-generic_2.6.30-02063004_amd64.deb
linux-headers-2.6.30-02063004_2.6.30-02063004_all.deb
linux-image-2.6.30-02063004-generic_2.6.30-02063004_amd64.deb

NOTA: Não adcione o PPA, vá manualmente e pegue a versão apropriada para voce.

Jogue tudo para um diretório chamado kernel, ou qualquer outro e dê apenas 2 cliques ou digite:

#dpkg -i *deb

ele ja adciona no grub pois vai rodar o update-grub e vc ja pode botar.

Caso, voce também pode executar manualmente o comando update-grub, para atualizar o seu gerenciador de boot.

e ainda tem o kernel source la que para o procedimento de compilaçao para um kernel monolítico é so vc copiar o config gerado em boot para o /usr/src/linux-versao com o nome de .config e alterar no make menuconfig aquilo que vc tem e aquilo que vc nao tem. E pronto, make all e prepare as imagens vmlinux e initrd.img, caso  voce venha usar em padrões modular. Ai ja é outro método ;)

Powered by Moblie Video for WordPress + Daniel Watrous