DFS no Samba 3

O DFS (Distributed File System), da Micro$oft (não confunda com o DFS do AIX e nem com o porque do nome do arquivo de configuração do NFS no Solaris hehee), permite que diretorios dentro de um compartilhamento desencadeiem clientes para automontar transparentemente outros compartilhamentos assim que eles são acessados. Para o pessoal Unixers e Linuxers isso nao parece algo importante, mas, para o Windows isso parece muito revolucionário ( rsrs, me recordo do autofs com nfs, a quem não diga bem ). Lembrando que desde a versão do Windows 98 o DFS ja era suportado.

MAS no samba o DFS é completamente suportado. Com o samba,  também redirecionar todos os clientes que acessam um compartilhamento particular para um servidor diferente e isso parece que o Windows não pode fazer. Voce cria links simbólicos no /home/dfs/mydfs (por exemplo), para conseguir as automontagens reais. Por exemplo, o comando a seguir faz do diretorio “teste” um link para um dos dois diretorios em outros servidores. (As “”, protegem as barras normais).

#ln -s  `msdfs:<SERVER-A>\COMPARTILHAMENTO-A,<SERVER-B>\COMPARTILHAMENTO-B’ teste

(Se mais uma origem for fornecida, o Windows escolherá uma delas. Os usuarios que acessam \\SERVER\mydfs\teste agora estarao realmente lendo os arquivos a partir do COMPARTILHAMENTO-A no SERVER-A ou COMPARTILHAMENTO-B no SERVER-B, dependendo da disponibilidade dos compartilhamentos. Lembrando que se os arquivos estão com poder de escrita e leitura, vc deve se certificar-se de que o rsync (melhor opção) , esteja sincronizando os arquivos atraves de um simples script. Nunca se esqueça de que vc nao precisa de programinhas de terceiros como eles precisam e vem alegando que ” ja vem tudo pronto” e mesmo assim perdem tempo para configurar. Windows ainda vem sem antivirus ;) entao nao é um produto completo! Vc tem dd,rsync,ssh,scp,rdump e outros implementado diretamente na sua distribuição, o Linux sim é um produto completo ;)

Para ativar o seu DFS no SAMBA basta adcionar em /etc/samba/smb.conf as seguintes linhas:

[global]
; Ativa o suporte ao DFS no seu samba.
hosts msdfs = yes

[msdfs]
msdfs root = yes
path = /home/dfs/mydfs

[meus_redirecionamentos]
msdfs root = yes
msdfs proxy = \\SERVIDORSAMBA\COMPARTILHAMENTO

O DFS somente funciona com os usuarios que possuem mesmas contas em todos os servidores (mesmos nomes envolvidos).

Nao deixe de ler sobre o IBM AFS em www.openafs.org. O AFS é um sistema de arquivos distribuídos, ele oferece uma arquitetura cliente-servidor para compartilhamento de arquivos específicos e replicando como somente leitura e distribuindo o seu conteúdo proporcionando uma melhor localização, escalabilidade, segurança e capacidade de migração transparente.

Abraços a todos;

logo_linux