Fetchmail em Linux e FreeBSD

O Fetchmail é um utilitario para Linux e Unix usado para funcionar como uma espécie de cliente de email, ele recebe os emails de uma conexão remota baseada no lixo do POP3 e no poderoso IMAP e tb em ETRN e ODMR servers. O Fetchmail é uma das unicas soluções para resolver problemas de maquinas UNIX desde muito e conexões a servidores de email com IPs dinamicos com conexões SLIP ou PPP Dialup.

Ele tem a mesma função de um cliente de email, ele baixa os emails se conectando ao servidor e mantém no mailbox do usuario seja ele em .MailDir OU /var/mail (/var/spool/mail) do usuario e mantem a mensagem no servidor. Ele depende do uso do sendmail ou postfix em funcionando.

Como configurar? Vamos la…

No Linux:

(debian/ubuntu)# apt-get install fetchmail -y

(redhat/CentOS/Fedora)# yum install fetchmail -y

(suse11/opensuse11)#zypper in fetchmail -y

Como instalar no FreeBSD
NOTA: vc vai usar o ports para isso, silêncio, falei ports, isso sim é um gerenciador de pacote e source code. OU entao usar o pkg_add para o pacote direto do site do projeto do FreeBSD de acordo com a sua arquitetura de pacotes.

# cd /usr/ports/mail/fetchmail
#make install
#make clean

Configuração tanto no Linux como no FreeBSD.

Caso vc venha usar um usuario com o arquivo de configuração do fetchmail local no seu diretorio de configuração aonde vc mesmo pode instruir-lo a fazer, edite o arquivo ~/.fetchmailrc é interessante que este arquivo possua a permissao 0600 ou (rw——-), pois somente o usuario deve editar.

O interior do arquivo possui o seguinte conteudo:

poll mail.gmail.com with proto POP3
user d12356 there with password “password” is “vivek” here

Vamos enteder o que eu coloquei acima?

poll mail.gmail.com with proto POP3 -> diz que eu vou usar o servidor XX (no caso um alias para o MX), e proto POP3 que é o protocolo usado.
user USER -> usuario do email
password “password” -> a senha utilizada.
“vivek” here -> o nome do mailbox que vai ser gerado.

NOTA: verifique sempre o usuario dono do arquivo .fetchmail

Quando o usuario se logar basta o usuario executar o comando:

#fetchmail -a

E entao sera criado no arquivo /var/spool/mail/USER todos os emails que o seu cliente de email vai usar pra baixar os seus emails. Maneiro né?

Aprígio Simões
aprigio@linuxstudent.com.br