Dockbarx no Unity Ubuntu 11.04

A ferramenta DockbarX, permite que o usuario tenha a disponibilidade de incluir mais uma barra de aplicações para centralizar as mesmas quando estiverem em funcionamento, como a barra launcher do Unity, o DockBarX funciona exatamente como o AWM nas versões antigas do Ubuntu.

Como podemos ver na imagem abaixo, a barra do dockbarx se parece com a Launcher do Unity, so que a mesma possui alguns efeitos a mais que lembram os recursos do finder no OSX. Quando iniciamos ela pea primeira vez, vc pode ter uma surpresa de que ela venha ofuscar a barra launcher do Unity, o que facilmente em properties vc venha disponibiliza-la abaixo e não lateral. Voce ainda pode disponibilizar o dockbarx com suporte a multi-monitor, executando-o com o parâmetro “dockx –monitor 1”. Voce pode ter alguns problemas com o panel do GNOME3 na próxima versão do Ubuntu heim?

Para instalar o DockbarX é só voce adcionar o PPA WebUpd8 no seu Ubuntu e instalar os pacotes necessários, vamos aos procedimentos:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 sudo apt-get update sudo apt-get install dockbarx dockbarx-themes-extra

Nota-se que o comando add-apt-repository, adciona repositórios personal em seu diretório de repositorios do apt que fica em /etc/apt/sources.list.d/, o que pode ser removido quando quiser no futuro. Após a inclusão é super necessário que vc atualize a base de dados do apt, que na verdade é a lista de pacotes disponíveis com o apt, com o comando apt-get update, e após isso, instalar o pacote dockbarx e dockbarx-themes-extra normalmente.

É muito interessante também voce instalar o suporte de applets do AWM para o dockbarx, com o comando:

sudo apt-get install awn-applet-dockbarx

Pronto! Ja esta tudo instalado, basta agora vc entrar no DASH COMMAND com o atalho do Unity, ALT + F2 e digitar dockx e depois adcionar no startup-session no Ubuntu, para que sempre que a sua sessão for iniciada, o DockBarX inicie junto.

Se vc quiser voltar atras e desinstalar tudo, basta fazer um downgrade ou remoção de todos os pacotes com o comando: ppa-purge ppa:nilarimogard/webupd8

 

Powered by Moblie Video for WordPress + Daniel Watrous