Habilite todos os ícones do systray no Unity

O Ubuntu 11.04 vem com a nova interface gráfica que acompanha um shell próprio, chamado Unity. O Unity trás vários recursos novos para o desktop e ainda mantém vários outros recursos do GNOME, ambos, modificados.

Existem uma lista de aplicações para o Ubuntu totalmente compatíveis para o Unity, e quando eu falo de compatibilidade, trato da maneira que a aplicação abre e se comporta com o Unity, seja ela com exclusividade como se estivesse rodando no GNOME (apesar de usarem a mesma biblioteca e ser baseado do GNOME),ou de forma nativa. O certo é que a maioria das aplicações para GNOME (baseadas em GTK), rodem normalmente no Unity, como se estivessem rodando no GNOME. Mas, existem certas condições para que as aplicações sejam realmente distribuídas no seu desktop.

Um dos casos é com o “notification area” (área de notificação do UNITY), que esta armazenada no systray, a barrinha do canto superior do seu unity. Na verdade, existe uma chamada whitelist (lista branca) que é um atributo do seu Unity e que pode ser reconfigurado, barrinha de aplicações que podem atribuir funções para o seu Unity Desktop. Vamos dizer que essa mudança é simplesmente uma tentativa de forçar os desenvolvedores de softwares a redesenhar as suas aplicações para se encaixar no padrão do Unity, o que é muito tranquilo, e também fazer com que exista um controle do que é aberto e fica em execução no seu systray.

É possível fazer uma mudança no seu desktop do Unity para que o systray possa receber qualquer outra aplicação, fora dessa whitelist, ou ate mesmo as personalizadas por voce.

Instale o pacote DBCONF EDITOR pelo Ubuntu Software Center ou pelo apt com o comando:

#sudo apt-get install dconf-tools -y

Após isso, abra o seu DASH COMMAND com o atalho: ALT + F2 e digite dbconf-editor ou atraves do terminal (CONTROL + T), digite dconf-editor.

Quando o Dash Shell, localizar o binário executável, é só clicar nele.

Quando a tela do dconf-editor abrir (como na figura acima), vá em desktop > unity > panel, e altere o atributo systray-whitelist, que define o seu systray, onde vc mesmo pode personalizar com skype, wine, shutter, ou apenas justificar ” all ” para todas as aplicações.

Altere o atributo padrão de ‘JavaEmbeddedFrame’, ‘Mumble’, ‘Wine’, ‘Skype’, ‘hp-systray’, ‘scp-dbus-service’ para ‘all’.

Caso voce queira voltar ao padrão como era, basta voltar no dconf-editor e clicar em ” set to default ” (restaurar os padrões).

Voce também pode aplicar por linha de comando utilizando o comando:

#gsettings set com.canonical.Unity.Panel systray-whitelist “[‘all’]”

Ou personalizando de acordo com a sua aplicação da seguinte forma: #gsettings set com.canonical.Unity.Panel systray-whitelist “[‘JavaEmbeddedFrame’, ‘Mumble’, ‘Wine’, ‘Skype’, ‘hp-systray’, ‘SUA APLICAÇÃO’]”

Para instalar o dconf-tools, clique aqui: 

 

Powered by Moblie Video for WordPress + Daniel Watrous