Unity Launcher – Ubuntu Software Center

A nova versão LTS (LONG TERM SUPPORT), do Unity, o Ubuntu 12.04 que será lançado no dia 26 de abril de 2012, que ja esta sendo chamado de “Perfect Penguim”, trará muitas novidades, entre elas, a nova versão do Ubuntu Software Center. A versão 5 do Ubuntu Software Center, ou Central de Programas do Ubuntu, vem com várias inovações que para mim, deixou a Apple Store no chao. Até lá, teremos uma integração mais do que perfeita, como ja temos, do Unity com o Ubuntu Software Center.

Vamos configurar o seu Unity para integrar o ícone do launcher a algumas funções do sistema, como adcionar e remover ppa e total integração com o update-manager também.

Vale lembrar que os arquivos do Unity, possuem geralmente a extenção .desktop, que auxilia o desktop a publicar o ícone no launcher.

O diretório /usr/share/applications/ possui todos os arquivos .desktop que publicam tais aplicações no Unity, sendo que o diretório ~/.local/share/applications, define os ícones publicados referente ao seu usuário. Nota-se o ~ no começo, que define o caminho completo de dentro do seu diretório de usuário, o que pode ser visualizado com a leitura da variável de ambiente $HOME, com o comando echo $HOME, com o seu usuário logado.

Procedimentos:

1 Copie o arquivo ubuntu-software-center.desktop para o seu diretório local, para sua personalização.

#sudo cp /usr/share/applications/ubuntu-software-center.desktop ~/.local/share/applications

2 Edite o arquivo que será personalizado para a sessão do Unity para o seu usuário/administrador.

#gedit ~/.local/share/applications/ubuntu-software-center.desktop

e adcione as seguintes linhas no final do arquivo:

NOTA: cuidado ao colocar a linha abaixo no arquivo, a mesma deve estar em uma única linha.

X-Ayatana-Desktop-Shortcuts=SoftwareProperties;SoftwareSources; [SoftwareProperties Shortcut Group] Name=Update Manager Exec=update-manager -c %u TargetEnvironment=Unity [SoftwareSources Shortcut Group] Name=Add/Edit PPAs Exec=gksu software-properties-gtk TargetEnvironment=Unity

Salve forçadamente o arquivo, recomendo a utilização do vim nesse caso, porém, ao sair digite :x!

Para reiniciar a sua sessão do Unity e publicar a atualização do ícone do Ubuntu Software Center digite:

#unity –replace

E clique com o botão direito do mouse sobre o ícone no launcher.

É o poder ;)

 

Aprígio Simões

Powered by Moblie Video for WordPress + Daniel Watrous